terça-feira, 19 de maio de 2015

Florianópolis está sem vacina BCG, obrigatória para recém-nascidos

Florianópolis está sem a vacina BCG, obrigatória para recém-nascidos. Nesta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde notificou o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informando sobre o desabastecimento. A vacina protege contra formas graves de tuberculose em crianças, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.
A Promotoria de Justiça instaurou procedimento para verificar a real situação dessa vacina no estado.
A vacina é normalmente aplicada nos recém-nascidos ainda na maternidade, mas ficava disponível em alguns postos para os casos de bebês que, por algum motivo, não puderam receber a vacina no hospital.
No fim da semana passada terminou o estoque, informou a gerente de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor. "O que acontece hoje é que qualquer criança que nasça em Florianópolis vai para casa sem vacina, mesmo que nasça na rede privada, pois é a rede pública que abastece. Já passamos um período sem doses e mais de 300 crianças deixaram de ser vacinadas".
Conforme a gerente, o responsável pelo envio da vacina aos estados é o Ministério da Saúde. "Desde o início do ano, enfrentamos escassez, precisamos resolver o problema em definitivo. A situação é crítica", disse.
Enquanto a situação não volta ao normal, a orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que os pais procurem uma das unidades de referência do município para cadastrarem os recém-nascidos. Assim que os estoques foram regularizados pelo Ministério da Saúde, o município fará a busca ativa dos pacientes para que seja feita a imunização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário