quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Vigilância Epidemiológica registra 4º caso de meningite em Concórdia

A Vigilância Epidemiológica de Concórdia confirmou na terça-feira (26) o quarto caso de meningite no município do Oeste catarinense. Destes, havia uma criança de 4 anos, que morreu vítima da infecção. Neste ano, sete pessoas da região apresentaram quadro suspeito da doença. 
Pelas ruas, dá para perceber que a população conhece pouco sobre a meningite. "Eu sei que é uma doença que dá na cabeça e na coluna das pessoas", disse a aposentada Maria Pereira.
Meses depois de nascer, o coletor de lixo Marcos Kovaski contraiu a doença e conta que a mãe teve dificuldades durante o tratamento. "Ela sofria demais. Era de casa para o hospital e do hospital para casa. Ela pensava que eu ia morrer", comentou.
A meningite é uma infecção que se instala quando uma bactéria ou vírus consegue vencer as defesas do organismo e ataca o sistema nervoso, sobretudo o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ocorrer de duas formas: viral, com um quadro considerado mais leve, ou bacteriana, tida como a mais grave.
Para prevenir a doença, ajuda manter os ambientes ventilados, evitar aglomerações, fazer a higiene correta das mãos e não tossir ou espirrar sobre outras pessoas. "Os sintomas básicos da meningite são dor de cabeça, febre e uma certa dor ou rigidez na nuca. Isso em fase progressiva. Muitas vezes, a família não vai saber diferenciar de um processo gripal comum", informou o neurologista Luiz Meirelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário