quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Pinhalzinho, no Oeste de SC, decreta emergência por causa da dengue

Depois de Chapecó, mais uma cidade do Oeste decretou situação de emergência por causa da dengue. Pinhalzinho já tem mais de 400 casos confirmados da doença contraídos no próprio município, conforme a Secretaria de Saúde da cidade. Os números configuram epidemia, já que a cidade tem apenas 18 mil habitantes.


A procura por atendimento nos postos de saúde com pacientes com os sintomas da dengue segue grande em Pinhalzinho. Por isso, houve uma mudança na forma de atendimento. Agora não é mais por agendamento e, sim por livre demanda.


"A demanda se dá não só pelos casos novos, mas pela questão do monitoramento que tem que se fazer de cada caso. Então, a pessoa que é notificada com dengue não faz uma única visita ao posto de saúde. Ela precisa ir duas, três, quatro vezes, de acordo com a sua classificação", explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Pinhalzinho, Ivanete Althaus.


A pilha de documentos que confirmam os casos de dengue no município está cada vez maior. A Secretaria de Saúde do município confirma 400 casos até agora, mas os números mudam a cada dia, já que muitas pessoas acabam procurando laboratórios particulares para fazer o exame.


"Pelos cálculos da gente, pelo que a gente já conseguiu lançar no Sinan [Sistema de Informação de Agravos de Notificação], nós temos mais de 600 notificações de pessoas que foram notificadas como casos suspeitos", disse a coordenadora.

Diante do cenário de epidemia da doença na cidade, a prefeitura decretou situação de emergência.

"Decidimos agora decretar situação de emergência porque nós precisamos ter algumas ações mais profundas com relação a isso, que é contratar especialistas para chegar em lugares onde os agentes não conseguem chegar pra fazer vistoria, que é para poder entrar com máquinas em locais que precisa fazer uma drenagem, retirar o material que ali está", declarou o prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário