quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Comissão da Verdade em Joinville ouvirá mulheres perseguidas durante a ditadura

Comissão Municipal da Verdade, formada por cinco integrantes que têm a missão de apurar violações de direitos humanos durante a ditadura militar em Joinville, vai começar uma série de audiências públicas na próxima semana.

As duas primeiras sessões, marcadas para os dias 2 e 8 de setembro, servirão para  ouvir mulheres que sofreram algum tipo de perseguição ou foram presas durante o período, além de pesquisadores e professores que já investigaram o tema poderem se manifestar.

Embora mais de 60 joinvilenses tenham sido ouvidos pela Comissão Estadual da Verdade, ainda há várias pessoas que não se manifestaram sobre o assunto. Nesta quarta-feira à tarde, a partir das 14 horas, os integrantes da comissão concederão uma entrevista coletiva na Prefeitura para detalhar a programação, o cronograma de audiências e a primeira lista de pessoas que devem ser ouvidas.

Todos os depoimentos de vítimas, familiares ou testemunhas integrarão o relatório final que será encaminhado às comissões da Verdade Estadual e Nacional,em novembro e dezembro.

A Comissão Municipal da Verdade de Joinville é integrada por representantes do Poder
Executivo, Legislativo, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro de Direitos Humanos Maria da Graça, Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos, Departamento de História da Univille e Curso de Jornalismo do Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus (Ielusc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário