sexta-feira, 25 de julho de 2014

Jaraguá do Sul: uma cidade de esportes

  Um típico dia em Jaraguá do Sul contém visões comuns como os corredores de rua, os ciclistas, os parapentes no céu, os grupos jogando basquete no Ginásio Arthur Müller. São tantos os esportes praticados por seus habitantes, que novos moradores podem optar por diversas modalidades. Seja em terra, no ar ou na água, Jaraguá é uma cidade de esportes.
  Para o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) Alessandro Martins, os projetos de iniciação ao esporte contribuem para formar adultos esportistas. Ele cita o Evoluir, projeto da empresa Marisol, e o Bola da Vez, da WEG, que atendem juntas quase 3 mil crianças nas escolas. 80 professores da FME atendem às escolas e as competições estaduais sempre têm garantida a participação dos jaraguaenses. Para os adultos também há opções. As academias da saúde já somam 22 pontos com 14 professores. Além disso, o calendário municipal conta com diversos campeonatos amadores, que reúnem a população em torno do esporte.
  Um dos destaques deste ano é o Ginásio Arthur Müller. Reinaugurado, ele tornou-se ponto de encontro para jovens que realizam manobras da pista de bicicleta e skate, além dos grupos que tentam acertar a cesta no basquete. Há o plano, ainda, de incluir um parque infantil no local.
  - Há uma demanda reprimida na cidade por espaços esportivos. Todos os locais que existem estão lotados, pois há muita demanda. Quantos espaços houverem, eles estarão cheios _ avalia Alessandro.
  O fato de Jaraguá do Sul ter sediado importantes eventos esportivos internacionais também é destaque. Neste ano, a cidade já recebeu o UFC e a primeira etapa da Liga Mundial de Vôlei. Para Alessandro, isso acaba servindo como mais um incentivo ao esporte.
Futebol
  Tradicional e muito aguardado pelos jogadores da cidade, o Campeonato Varzeano de Futebol (Troféu Raul Valdir Rodrigues) abre espaço para os clubes de Jaraguá do Sul mostrarem seu potencial. São de 37 a 40 times amadores por ano, em disputas acirradas. Há ainda o campeonato Interbairros, no qual moradores de cada pedaço da cidade se enfrentam em campo.
Cicloturismo
  O famoso Pedal da Mari foi incluído no calendário oficial da cidade e agora é apoiado pela Fundação Municipal de Esportes. O evento é um símbolo do cicloturismo na cidade, modalidade que atrai muitos moradores. O terreno plano, a possibilidade de visitar diversas cidades em um dia e as belas paisagens são destaque para os praticantes.
Corrida
  A Associação de Corredores de Jaraguá do Sul (ACORJS) e os Corredores de Rua de Jaraguá do Sul (CORJA) reúnem os praticantes dessa modalidade. Há treinos semanais, normalmente noturnos, além de eventos que agregam jaraguaenses e visitantes.
Voo livre
  Famosa pelos voos, Jaraguá do Sul abriga uma das melhoras rampas de voo do Estado. O Morro da Boa Vista é o ponto de encontro dos parapentes, que riscam o céu com frequência. Escolas ensinam a voar e também é possível fazer voos duplos. A fábrica da Sol Paragliders também é destaque nesse cenário, sendo a única fábrica de parapentes do continente americano.
Ioga no Malwee
  A cada 15 dias, o Parque Malwee recebe os tapetes dos praticantes do ioga, realizado pelo Programa Viva Mais, da Unimed. As aulas gratuitas são ministradas pela professora Sandra de Oliveira Silveira desde 2009. No inverno a média fica entre 40 e 60 pessoas por dia. Nos dias de calor, porém, o número sobe: a aula já chegou a contar com 120 praticantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário