sexta-feira, 25 de julho de 2014

Grupo aplica golpes por telefone em pacientes de hospital de Criciúma


  Criminosos estão aproveitando o momento de fragilidade de quem tem parentes internados em hospitais para aplicar golpes por telefone em Santa Catarina. Na maioria das vezes, as vítimas são familiares de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva da instituição.

  O golpe já foi aplicado em pelo menos três vezes no Hospital São José de Criciúma, no Sul catarinense. Os criminosos ligam para as famílias dos pacientes e solicitam valores em dinheiro para a realização de exames de alto custo.

  A pessoa que faz a ligação identifica-se como médico do Sistema de Regulamentação de Leitos (SISREG), sistema usado na maioria dos hospitais do estado. Com os dados específicos do paciente, solicita uma quantia em dinheiro e pede que seja depositado em uma conta bancaria para que os exames sejam realizados.  A justificativa para o pedido, é que a instituição não oferece o exame solicitado pelo médico e o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre.

  De acordo com o diretor técnico do hospital, Raphael Farias, os criminosos estão tendo acesso ao banco de dados dos pacientes internados. “Já rastreamos e não é o sistema interno do hospital. Pode ser um sistema externo e, sse acesso está trazendo os dados dos pacientes e da mesma forma eles tentam buscar outras informações dentro do hospital para poder entrar em contato com a família e solicitar esses valores”, afirma.

  Três famílias receberam ligações dos golpistas e informaram a diretoria da instituição. O hospital reforça as orientações de segurança assim que souberam dos golpes. O delegado de Polícia Civil, Antônio Márcio Campos Neves, declarou para a equipe da RBS TV que não recebeu nenhum boletim de ocorrência sobre essas tentativas de golpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário