A partir de amanhã começa a valer o reajuste das tarifas da Celesc Distribuição S.A para 2,6 milhões de unidades consumidoras localizadas no Estado de Santa Catarina. O reajuste tarifário foi aprovado ontem pela Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), durante reunião pública. Para os consumidores residenciais, o reajuste será de 22,47%, e, para a indústria, de 22,42%.
Ao calcular o reajuste, segundo a Agência, foi considerada a variação de custos que a empresa teve no ano. Conforme a Aneel, o cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incidem o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.
Os índices aprovados pela Aneel funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar, mas a empresa pode optar por repassar aos consumidores um percentual menor.
O processo de reajuste ocorre anualmente e pode levar a aumento ou queda, dependendo do que for apurado pela Aneel. Em 2014, a agência vem autorizando reajustes altos devido ao encarecimento da energia no país nos últimos meses, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário