O Departamento de Administração Prisional (Deap) confirmou o começo de movimentação de familiares em Florianópolis e deve divulgar uma nota ainda pela manhã com informações a respeito, conforme a assessoria de imprensa.
Documento do Deap que a reportagem teve acesso afirma que as manifestações internas de detentos podem acontecer a partir de hoje até quarta-feira. O Deap afirma que atos em frente aos fóruns também estariam sendo programados por familiares, segundo apurou a diretoria de inteligência e informação da Secretaria da Justiça e Cidadania.
Para chamar a atenção, os presos estariam planejando não usufruir do horário de banho de sol, não receber visitas de familiares ou advogados e não se apresentarem para escoltas judiciais ou outras movimentações internas.
O Deap orientou estado de alerta em todas as cadeias e os gestores deverão informar os fatos aos juízes corregedores e promotores. No aviso interno, o consta ainda ordem aos chefes das unidades para que mobilizem a Polícia Militar a fim de aumentar a segurança externa se for necessário. O efetivo interno de agentes também será redobrado e os funcionários do plantão deverão permanecer nos presídios.
Superlotação e o fim da revista íntima aos familiares e crianças estariam entre as reivindicações dos detentos, mas ainda não há detalhes do movimento. Servidores do sistema prisional ouvidos afirmam que o ato dos detentos é pacífico e previsto para outras regiões do Estado, além da Grande Florianópolis.

Nenhum comentário:
Postar um comentário